sábado, 20 de novembro de 2010

Consciência negra? Pra quê?

ENSINAMENTOS

    Ser invisível quando não se quer ser
    é ser mágico nato

    não se ensina, não se pratica, mas se aprende
    no primeiro dia de aula aprende-se
    que é uma ciência exata

    o invisível exercita o ser “zero à esquerda”
    o invisível não exercita cidadania
    as aulas de emprego, casa e comida
    são excluídas do currículo da vida

    ser invisível quando não se quer ser
    é ser um fantasma que não assusta ninguém
    quando se é invisível sem querer
    ninguém conta até dez
    ninguém tapa ou fecha os olhos
    a brincadeira agora é outra
    os outros brincam de não nos ver

    saiba que nos tornamos invisíveis
    sem truques, sem mágicas,
    ser invisível é uma ciência exata
    mas o invisível é visto no mundo financeiro
    é visto para apanhar da polícia
    é visto na época das eleições
    é visto para acertar as contas com o leão
    para pagar prestações e mais prestações
    é tanto zero à esquerda que o invisível
    na levada da vida soma-se
    a outros tantos zeros à esquerda
    para assim construir-se humano.
          (Esmeralda Ribeiro, pág 55)

---
Houve no IFBA Camaçari a 3° semana da consciência negra. Pergunta-se pq e pra qr falar disso se há uma tal "democracia racial", mas até que ponto ela é verdadeira? Esse Poema de Esmeralda Ribeiro traduz o que acontece diariamente, mas a luta e a resistência tem que acontecer.
De fato, o racismo tem sido um sucesso no Brasil, afinal as vítimas se sentem constrangidas ao serem discriminadas. Onde tiamos quilombos, temos hj a periferia, mas junto com a marginalização do quilombo temos também eles como centro de resistência.
Poderiam me perguntar e eu me pergunto: Mas não existe uma única raça, a humana?Biologicamente é realmente vdd, mas no ambito social politico essa realidade não se repete, afinal enquanto houver a diferenciação por conta da pele e caracteristicas físicas a raça se perpetua, se materializando no preconceito,  TALVEZ se o preconceto etino-racial acabar, ai sim, poderemos falar que só esxiste a raça humana.


Tenho uma série de perguntas sobre o assunto, ainda existem algumas ( muitas) questões não esclarecidas.

Um comentário:

  1. Grande Rafayane, sim a criminalização da pobreza e da cultura afro (pois ate os brancos (como eu) que buscam assumir sua baianidade que buscam assumir o sangue negro que corre nas minhas veias) sofrem preconceitos, como se eu tivesse que aceitar uma cultura européia "civilizada" que me impõe.

    Lutaremos pela igualdade, viva bob marley.

    ResponderExcluir